VOLTAR

Artigo: Os malefícios do cigarro para a saúde bucal

    Na última sexta-feira, 31 de maio, foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Como já é notório e reforçado incessantemente, o cigarro provoca uma série de malefícios à saúde, que variam desde problemas cardíacos e respiratórios ao aumento da probabilidade de desenvolvimento de cânceres de pulmão e boca, por exemplo. Por isso, as orientações na área odontológica têm conquistado cada vez mais espaço e credibilidade para aqueles que querem largar o vício do cigarro.

    Isso porque são diversos os aspectos que envolvem a relação entre a saúde bucal e os malefícios do cigarro. O primeiro deles é um dos mais percebidos e valorizados: o fator estético. O fumo é responsável por causar manchas nos dentes que não saem na escovação. Nesse caso, é necessária a intervenção de um cirurgião-dentista para removê-las.

    O mau hálito provocado por milhares de substâncias presentes no cigarro também é uma preocupação de quem procura os profissionais de odontologia. Além disso, a mucosa bucal também sofre alterações devido ao hábito de fumar, o que aumentam as chances de desenvolvimento de uma doença periodontal, que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o dente. Quando isso ocorre, o tecido de sustentação dos dentes, a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal ficam vulneráveis às substâncias venenosas liberadas pelo cigarro, tendo como consequências as perdas dentárias.

    Esses exemplos reforçam a importância dos profissionais de odontologia no processo de abandono do vício do cigarro, e, consequentemente, dos planos de seguro, não só entre pessoas físicas, mas também entre as empresas que podem oferecer o benefício aos seus funcionários. Esse tipo de investimento tem apresentado resultados significativos, contribuindo para a melhoria da saúde bucal da população.

    As operadoras têm se empenhado cada vez mais no desenvolvimento de soluções para diferentes perfis de empresas. Isso porque é de conhecimento das companhias que a assistência odontológica é um benefício cada vez mais valorizado e que contribui para atrair e manter profissionais de talento nas organizações.

    Oferecer ao paciente a possibilidade de livre escolha do profissional que irá atendê-lo em uma ampla rede credenciada também se mostra uma iniciativa bem-sucedida, uma vez que a relação dentista-paciente deve ser, acima de tudo, baseada na confiança. Desenvolver a sensibilidade de respeitar a preferência de seus beneficiários e oferecer os mais diferentes perfis a eles são passos importantes de sucesso para as operadoras no mercado.

    A odontologia tem muito a contribuir na luta contra o tabagismo e os seguros ganham cada vez mais seu papel de destaque no oferecimento desse serviço. Com a conscientização da importância desse profissional e do papel colaborativo dos planos odontológicos na sociedade, a tendência é de resultados cada vez mais animadores no combate ao tabaco.



    Dra. Jane Christina Tonani, Cirurgiã-dentista do Porto Seguro e Mestre em Clínica Integrada pela Faculdade de Odontologia da USP ? FOUSP.

    Brasil

    Tópicos relacionados:



    Defina a data de início e fim da exibição do destaque
    Defina as datas de início e fim